
SOBRE
Marcel Alcantara. Brasil, 1981.
Vive e trabalha em Portugal. Artista, mediador, curador e produtor cultural. Mestrando em Estética e Estudos Artísticos pela Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve pesquisa sobre a trajetória da artista luso-brasileira Irene Buarque.
Trabalhou como assistente dos artistas Denise Cathilina e Fernando Braune e como assistente dos designs de exposições Luis Alberto Zúñiga e Cintia Kury Souto em diversos projetos. Produziu espetáculos de dança e foi responsável pela comunicação e mídias sociais do FFALA - Festival de Fotógrafas Latinoamericanas. Fez a curadoria do EEI - Encontro dos Espaços Independentes na ArtRio, da exposição “Gelatina: fotografia contemporânea” e participou da curadoria coletiva da exposição virtual “Nzanza”, promovida pela Escola Sem Sítio.
Desde de 2020 atua como artista, mediador, curador e produtor no coletivo Arte Socialmente Implicada, que atua no eixo BR/PT, onde participou dos projetos “Da condição de casa”, na Casa da Escada Colorida, “O Real Arde" no CCJF. Em 2024 junto com Bia Petrus fez a direção artística e a curadoria do projeto “Híbridos: Corpos, paisagens e territorialidades". Junto ao Arte Socialmente Implicada, também atuou nos prjetos "Eu Transporto Porto(s) Em Mim" e "Flecha". Os projetos "Híbridos", "Portos" e "Flecha" são apoiados pelo governo português, através da DGArtes.
Artista de formação não linear, reflexo dos múltiplos interesses desenvolvidos ao longo dos anos, estudou na EAV Parque Lage. Tem a fotografia, o vídeo e os meios múltiplos como suporte mais usuais. Nos últimos anos participou de exposições coletivas e ações de rua no Brasil, Colômbia e Portugal.